fbpx

Aqui no blog do Clube da Robótica já listamos diversos efeitos que o uso excessivo da internet por crianças e jovens pode causar, seja na saúde física, mental e também os riscos a que ficam expostos. Apesar dos malefícios, a realidade cada vez mais nos chama para o uso, e a cada vez durante mais horas por dia. Por isso, hoje vamos dar dicas de como otimizar o tempo das crianças na internet.
Uso de tablets, celulares, computadores, smart TV’s, videogames. Já que não temos como fugir, vamos nos adequar às telinhas, e fazer de seu uso um aliado em nosso dia a dia. Crianças e jovens, que já nasceram em meio a tantas tecnologias, devem sim saber fazer uso de todas elas, mas para isso devem ser conscientizados.

Utilização consciente para otimizar o tempo das crianças na internet
Já citamos o papel dos pais na ‘educação virtual’ dos filhos. Este papel é fundamental para que os pequenos convivam de maneira saudável com as novas tecnologias, e não se tornem ciberviciados. Conversas e mediações devem fazer parte do dia a dia das famílias para otimizar o tempo das crianças na internet.
É claro que os vídeos e joguinhos serão apresentados, mas os benefícios no processo educativo das crianças devem ser apresentados tão logo quanto possível. Há diversas ferramentas lúdicas com bons ensinamentos no ambiente virtual. Aliar a diversão à educação das crianças pode ser uma opção do uso consciente das telinhas.

Acompanhando as ferramentas tecnológicas

Para apresentar ferramentas aos filhos, os pais devem estar antenados a elas. Com tantas novidades é difícil saber o que apresentar e até mesmo em quais sites e apps confiar. Uma boa pesquisa deve ser feita inicialmente. Depois disso, as indicações podem ser feitas de acordo com as preferências dos pequenos. Robótica, programação, matemática, música. Podemos aprender de tudo com as ferramentas adequadas. E o que é melhor, sem sair de casa.
Podemos otimizar o tempo das crianças na internet em todas as fases. De desenhos a jogos, aulas a exercícios. Os conteúdos são infinitos. Por isso devem ser monitorados com frequência.

Instrumentos para o futuro

As ferramentas utilizadas pelos pequenos de agora podem se tornar instrumentos para o futuro. Hoje em dia, com as novas tecnologias ‘pipocando’ a cada minuto verificamos a necessidade de contar com habilidades diferentes do que há dez anos, por exemplo. A programação se torna imprescindível em diversas áreas. E esta é uma das habilidades que podem ser despertadas de forma lúdica nos pequenos. Desde, é claro, que com monitoramento adequado.
Escolas de programação estão explorando com sucesso este novo nicho de mercado. E, garantem, o que os pequenos aprenderem agora será benéfico, e até primordial, para seu futuro.

Assim como a programação, há diversos outros nichos que podem estimular habilidades e se tornarem instrumentos para o futuro dos seus filhos. Que tal verificar as preferências e tentar desde cedo otimizar o tempo das crianças na internet? O Clube da Robótica tem algumas opções se a tecnologia e a criatividade forem as preferências.