“Os programadores serão os magos do futuro. Eles terão poderes mágicos se comparados aos outros”

— Gabe Newell, CEO da Valve

Hoje fazem parte de nossas vidas computadores, notebooks, celulares, videogames, TVs, relógios entre diversos outros dispositivos inteligentes. Todos estes dispositivos só existem graças a programadores. E daqui a 10 anos? Estima-se que haverá um déficit de aproximadamente um milhão de programadores.

Os Estados Unidos já perceberam a urgência na necessidade de formação de novos programadores, como mostra o vídeo gravado por Barack Obama já em 2017:

A montadora de carros elétricos Tesla surgiu em 2008 e já é a maior do mundo, ultrapassando em 2020 a Toyota, que existe desde 1937! Isso porque os carros da Tesla possuem tecnologias extremamente avançadas como o piloto automático que, sim, já existe e causa menos acidentes que humanos. É claro que toda essa tecnologia depende de (muitos) programadores.

E a Tesla não é um exemplo isolado, das 20 maiores empresas do mundo, 16 são de tecnologia.

Além do mercado que não para de crescer, saber programar também traz diversos benefícios como melhora no raciocínio, criatividade e resolução de problemas.

“Todo mundo deveria aprender a programar um computador porque isso te ensina a pensar”

— Steve Jobs, CEO da Apple

Alguns mitos envolvendo programação

“Para aprender a programar é preciso saber muito inglês”

De fato, a maioria das linguagens de programação tradicionais utilizam palavras em inglês, mas não é preciso ser fluente par aprender. É possível aprender a programar tendo pouco ou até mesmo nenhum conhecimento em inglês.

“Para aprender a programar é preciso ser bom em matemática”

Aprender programação na verdade melhora suas habilidades com a matemática pois você aprende a aplicar a matemática em situações reais, e não é preciso saber resolver nenhum tipo de conta complicada – o computador faz isso por você!

“Programação é coisa de menino”

A programação foi inventada por uma mulher! Ada Augusta Lovelace é considerada a “mãe” da programação por ter escrito as primeiras instruções para um computador e ter criado diversos algoritmos que são usados até hoje. Durante a missão Apollo 11 que levou o homem a Lua em 1969, grande parte dos problemas computacionais foram resolvidos por três mulheres chamadas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Por mais que haja uma predominância masculina, programação é para quem quer resolver problemas! Existem muitos exemplos femininos de sucesso nesta área e uma necessidade cada vez maior de mais mulheres na programação.

“Meu filho é novo demais para aprender a programar”

Seja criança ou idoso, não existe idade certa para aprender a programar. A partir da alfabetização já é possível ter os primeiros contatos. No Clube da Robótica nossa metodologia pode ser a partir de os 6 anos com a programação em blocos pelo Scratch.

Nele o aluno não precisa escrever nenhum código, a programação é feita conectando blocos como se fossem peças de lego indicando as instruções para o computador. A partir do Scratch é possível fazer animações interativas, pequenos programas e até mesmo o desenvolvimento de games.

Oferecemos também aulas de robótica com a linguagem C++. Nela o aluno também também aprende a montar projetos reais de eletrônica utilizando Arduino nas aulas presenciais ou o simulador TinkerCad nas aulas online.

Nunca é cedo demais para dar os primeiros passos no mundo da programação. Todo expert um dia já foi um iniciante.

Ver essa foto no Instagram

“A programação deveria ser uma segunda língua, ensinada a todas as crianças” Tim Cook. Este é o Lucas, e ontem foi a primeira aula dele no Clube. Ele aprendeu a criar um sistema de semáforos, utilizando arduino, leds e muito entusiasmo! “Mmamãe, eu olhei no relógio e eram 18:35. Quando olhei de novo eram 20:40!!!!” disse Lucas a sua mãe. Obrigado @lucimaramaeda pela confiança! Venha você também conhecer o Clube da Robótica e fazer uma aula experimental! #clubedarobotica #arduino #RoboticaInfantil #roboticanasaladeaula #programação #code #inovacao #robotica #automacao #roboticaeducational #c++ #roboticaparatodos #maker #makerspace #kids #robotech #automationsolution #clubedecolando #experimentalclass #vemproclube

Uma publicação compartilhada por Clube da Robótica (@clubedarobotica) em

Caso tenha interesse em realizar algum dos nossos curso, entre em contato via Whatsapp.